sábado, outubro 11, 2014

Eduardo Gageiro



"Em 1967, o papa Paulo VI visitou Fátima. A Associated Press encomendou-me uma foto da visita, algo que mostrasse o milhão de fiéis interagindo com o papa. Como às vezes acontecia, a malta da imprensa embebedou-se na véspera. Cheguei a Fátima uma hora antes da visita e fiquei em pânico. Como diabo chegaria eu à tribuna?
Improvisei. Vi um amigo da RTP que estava num poste, sobre a multidão, com a câmara preparada para filmar a deslocação do carro. Ele não me queria lá. Compreensivelmente — aquilo só dava para um.
Tanto 'chorei' que ele me deixou subir, com o compromisso de que me baixaria à passagem do carro.
Vem o veículo e o papa não pára de olhar para o lado contrário ao que me interessa. Improvisei outra vez. Desatei aos gritos: "Paulo! Paulo!" Sem pensar, o papa virou o olhar à procura do maluco que tanto berrava.
Clic! Já está! Fez-se a foto."
Eduardo Gageiro, hoje, na exposição "Rapaz de Sacavém, Fotógrafo do Mundo".

Sem comentários: